Yin Yang e os 5 Elementos

Palácio de Verão - Beijing, China

Como tudo isso se relaciona e o que tem a ver com nossa vida moderna?

Quantas vezes você já se deparou com um adesivo, chaveiro ou alguém com uma tatuagem desse símbolo? E se você tem filhos provavelmente em algum momento já assistiu um desenho anime que trate um pouquinho desse tema, se deparou com algum mangá que traz esse tipo de pensamento na história ou ja ouviu falar sobre ao praticar artes marciais.

Na visão oriental, o Yin Yang está em tudo. Basicamente são duas forças ou energias que se complementam, para manter o equilíbrio. E, embora os desenhos que conhecemos sejam estáticos, essa energias em realidade estão em constante movimento.

O conceito vem da visão e pensamento taoista ao observar a natureza e os opostos (ex: céu e terra, dia e noite). Com base neste pensamento, estudiosos chineses acreditavam que o corpo humano também tem essas forças atuantes, com o Yin sendo relacionado com a energia mais densa, de constituição e o Yang uma energia mais depurada (que coordena determinadas atividades de órgãos e vísceras, por exemplo).

O Yin Yang e os 5 elementos

"Feng Shui Desain Interior Warna Cat Rumah yang Cocok dengan Fengshui" by Gambar Rumah + Desain Interior ANNAHAPE GALLERY is licensed under CC BY 2.0. To view a copy of this license, visit https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/?ref=openverse.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o Yin Yang está intimamente ligado com os 5 elementos ou movimentos da natureza, cada qual com suas características de geração e sucessão (terra, metal, água, madeira, fogo) e que tem relação com atividades e funções do nosso organismo.

Para ilustrar, um exemplo básico seria a função de digestão dos alimentos realizada no estômago e intestinos: enquanto os alimentos digeridos e fibras são de natureza Yin e seguem para baixo (gravidade) pare serem descartados após a absorção de nutrientes, a energia gerada pelo processo digestivo que abastece nossas células seria considerada uma forma Yang.

O que isso tem a ver com nosso estilo de vida moderna?

Sabemos que atualmente muitos de nós não possui uma rotina balanceada, seja na qualidade do sono, na alimentação, na falta de movimento pois passamos horas sentados na frente de um computador ou tendo hábitos que nos tiram de um estado equilibrado. Tudo isso pode gerar acúmulos ou deficiências energéticas que fazem com que não tenhamos uma boa saúde.

Durante os atendimentos , os acupunturistas buscam promover este equilíbrio e ajudar a manter uma condição saudável ao tratar variados tipos de sintomas via acupontos, localizados nos canais de meridianos.

Um pouco sobre o surgimento da acupuntura

Ao longo do tempo, e por meio de uma experiência milenar analisando a estrutura corporal e a parte mental/ comportamental do ser humano, médicos tradicionais chineses foram aprimorando a acupuntura e perceberam que alguns pontos-gatilho ofereciam melhores resultados para sanar determinadas causas. com o passar das gerações, essa cultura foi se espalhando para outras partes do globo, incluíndo países como o Japão e Coreia, onde novas técnicas e interpretações foram desenvolvidas a partir da literatura clássica. Hoje temos várias vertentes de tratamento, mas sempre mantendo o conceito inicial de equilíbrio e bem estar, praticado por todo o acupunturista sério e profissional.

Anterior
Anterior

E quem tem medo de agulha? Como faz!?

Próximo
Próximo

Acupuntura, auriculoterapia, florais.