Incontinência urinária: Como anda o seu Elemento Água e o que isso tem a ver com a deficiência de Yang do Rim?

Olá meus queridos(as)! Espero que estejam bem e gostando dos conteúdos que temos preparado para vocês!

Nosso objetivo é sempre o de poder trazer informações e dicas relevantes para ajudá-los na prevenção de síndromes e melhorar o seu bem estar diário.

Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre esse tema, que para alguns chega até a ser motivo de constrangimento: a incontinência urinária.

De modo geral, a incontinência urinária é uma condição caracterizada pela perda involuntária do controle da urina, podendo ocorrer de forma intermitente ou contínua. E, para você que não é familiarizado com essa visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), existe uma forma de interpretar e ajudar a tratar essa condição, relacionada, entre outros fatores, com o que chamamos de Deficiência de Yang do Rim e da Bexiga (que fazem parte do Elemento Água dentro do conceito dos Cinco Elementos).

Um pouco sobre o papel da energia do Rim visão da MTC:

Na MTC, o Rim tem um papel fundamental na manutenção da saúde e do equilíbrio do corpo.

Ele é considerado a "fonte de energia vital", responsável por armazenar nossa essência ou energia ancestral (que também chamamos de Jing pré natal). 

O Jing Pré Natal e sua relação com o Rim

Essa energia ancestral é base para nosso crescimento, desenvolvimento e reprodução. De uma maneira simples, imagine isso como sua "bateria energética". (Claro que existem outras formas de obter energia para abastecer nosso corpo, mas essa é uma carga que "vem de fábrica"!). E, dentre outras coisas,o Rim e o seu canal energético também controla o sistema urinário, incluindo o que vai para a bexiga a ser eliminado.

Pensando então no tópico deste post, quando você tem um quadro de deficiência de Yang dos canais do Rim e da Bexiga pode haver um enfraquecimento da função energética desses órgãos, gerando sintomas como a incontinência urinária, ou seja, a energia Yang é quente, ativa e responsável em aquecer e movimentar o corpo (digestão, líquidos corpóreos, etc). Então, quando o Yang do Rim e da Bexiga estão deficientes, pode haver falhas na retenção urinária.

Mas qual é a raiz do problema?

Vários fatores podem levar à essa "deficiência de Yang do Rim e da Bexiga". O envelhecimento natural é uma das principais causas, já que, como comentei, o rim do ponto de vista energético é considerado um órgão fundamental (bateria de fábrica) e se enfraquece com o passar dos anos.

Aliado a essa causa natural, um estilo de vida desequilibrado (pense aqui na qualidade do sono, hábitos não saudáveis, estresse constante, falta de atividade física, dieta inadequada, excesso de atividade sexual) e condições crônicas de saúde podem também contribuir para essa deficiência.

Para ajudar o tratamento da incontinência urinária relacionado a esse tipo de deficiência na visão da MTC, algumas terapias e atividades que podem ajudar a fortalecer e equilibrar a energia desses canais a restaurar seu equilíbrio:

1. Acupuntura: o terapeuta pode estimular acupontos específicos para tonificar a energia do rim e a bexiga e regular o fluxo de energia de outros meridianos que possuam influência neste quadro.

2. Reavalie mudanças em seu estilo de vida: adote um estilo de vida mais equilibrado, incluindo uma dieta saudável e exercícios moderados (já experimentou a prática de Qi Gong e Tai Chi?). Faça uma gestão também do seu nível de estresse, garantindo que está obtendo pausas e descanso adequado durante a semana. Alguns alimentos específicos podem ajudar a regular a energia desses canais também.

Na visão das terapias orientais, cada pessoa é única e durante os tratamentos são levados em consideração todos os aspectos físicos, emocionais e energéticos daquele momento em que você está passando, para oferecer um tratamento personalizado. Por isso, é fundamental que você consulte um profissional qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

É importante ressaltar também que, embora a MTC tenha sido utilizada há milhares de anos para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde, sempre recomendamos buscar a consulta e a opinião de médicos e profissionais de saúde ocidentais, além de realizar exames regulares.

Fico à disposição para te ajudar da melhor forma.

Um abraço e até nosso próximo post!

Próximo
Próximo

Um pouco sobre os diferentes tipos de Moxabustão