Um pouco sobre os diferentes tipos de Moxabustão

Olá! Tudo bem? 

Nós, da Despertar Terapias Integradas, somos apaixonados por oferecer tratamentos holísticos que auxiliam no equilíbrio do corpo e da mente e, uma das terapias milenares e complementares à acupuntura que adotamos é o uso da moxabustão.

A Moxaterapia tem suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa (é tão antiga quanto) e também auxilia na promoção da saúde e do bem-estar. Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre ela caso você receba essa técnica terapêutica em sua sessão.

O que é a moxabustão?

Ela é uma técnica onde utilizamos a queima de uma erva chamada Artemísia que pode ou não ser combinada com outras ervas como por exemplo o gengibre e sua prática tem algumas finalidades como por exemplo nutrir os canais de meridianos, dispersar estagnações energéticas (Qi) e de sangue (Xue) e promover o aquecimento em locais de deficiência energética (por exemplo em áreas frias no corpo, dores articulares e tendinomusculares). 

A combustão dessa erva pode ser feita na forma de bastão ou "lã", por meio de um calor constante e acolhedor, sendo mantida por um período de tempo próxima ao corpo, aquecendo e estimulando determinados pontos de acupuntura, Essa gama de aplicações pode ajudar a melhoria da circulação de energia, o alívio de dores e o equilíbrio do organismo.

Um pouco sobre os diferentes tipos de moxabustão e suas linhas de utilização

Existem várias formas de aplicar a moxa, cada uma com características e benefícios únicos. Alguns exemplos mais comuns:

Moxabustão direta

Nessa aplicação a queima da moxa é feita sobre a pele: é aplicada sobre pontos específicos e proporciona um calor suave e penetrante. Além disso, pode ser colocada sobre uma substância isolante, como o gengibre, alho, pomadas e há todo um procedimento super seguro para nutrir esse calor amigo. As propriedades desses intermediários também atuam em conjunto com a moxa. Esse tipo de aplicação direta pode entre outros temas ajudar a aliviar dores, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea.

Moxa direta na prática terapêutica

Moxabustão indireta

Ao contrário da moxabustão anterior, a moxa indireta (mais comumente praticada) não envolve o contato com a pele. Geralmente, a erva em forma de bastão é aplicada a certa distância do corpo, podendo ser colocada em uma haste de metal ou caixa onde acendemos (como um incenso) para a prática terapêutica.

Moxa bastão na prática terapêutica

Propósitos e aplicações

Como mencionado, existem vários propósitos de uso da moxa, tanto para nutrir energia em acupontos e canais quanto para dispersar energias e estagnações.

A prática é muito utilizada em situações de:

  • Fadiga/ cansaço

  • Dores ou estagnações tendinomusculares (exemplo: "lombar travada")

  • Dor por frio

  • Baixa de energia e imunidade, que pode ser geral ou específica

E a fumaça??

Atualmente existem diversas formas de usar a moxa: da forma tradicional com a queima da artemísia, com bastões de carvão e também com a moxa elétrica. Com isso você possui opções que podem se acomodar à sua realidade.

Esse tipo de terapia, quando necessário, pode ser aplicado em conjunto com a acupuntura mas depende de cada caso e situação. É um calorzinho gostoso, que sempre acalma e relaxa. Ah, importante: caso você seja tratado(a) com moxa evite se expor ao vento ou frio ao sair do atendimento!

Gostou? Que tal aproveitar para experimentar os benefícios do moxa em uma sessão conosco?

Até o próximo post!

Anterior
Anterior

Incontinência urinária: Como anda o seu Elemento Água e o que isso tem a ver com a deficiência de Yang do Rim?

Próximo
Próximo

E quem tem medo de agulha? Como faz!?